Cão adolescente tende a medir forças com seu dono

perrosaltarin

Saiba como educar seu cão nessa faze de sua vida.

Olá! Me chamo Denise – Comportamentalista há 20 anos e hoje vamos falar sobre o cão em sua adolescência. Faixa etária de 1 a 4 anos de vida.

No momento em que seu cão alcança a maturidade sexual, o que ocorre antes nas raças menores e mais tarde nas raças maiores, ele testa novamente o “poder” do líder da matilha. Neste estágio é muito importante não deixar o cão ganhar nenhuma disputa que envolva agressividade ou contato físico.

Embora muitos cães sintam-se confortáveis sem ocupar a posição de liderança da matilha, outros tentam dominar seu dono mostrando sinais de agressividade. Não se assuste, pois este é um comportamento normal, embora deva ser cuidadosamente inibido.

Para que seu cão volte a aceitar sua posição na hierarquia, continue o treino e jamais se mostre atemorizado. Todo sinal de agressividade deve fracassar; ou seja, não se afaste da vasilha de ração do seu cachorro se ele rosnar; não desista de lhe dar banho caso ele morda a sua mão, etc. Se sentir que seu cachorro está te dominando com demonstrações de agressividade e que você não conseguirá reverter a situação, procure imediatamente um profissional competente e peça-lhe ajuda.  Espero ter lhe ajudado então a descobrir a idade do seu cão e até a próxima.

Tags: