O que fazer para ter um filhote saudável!

1600x1200
 Saiba algumas dicas de como ter um filhotes saudável.

Sem dúvida alguma, nada como ter um filhote saudável! Por isso, depois de você o melhor amigo de seu filhote é o veterinário.
Este profissional especializado em animais cuida da saúde e das doenças de seu filhote, sendo um aliado e conselheiro, do qual você não pode prescindir. Considere como primeira regra nos cuidados que você dispensa ao seu filhote, levá-lo ao veterinário quando ele estiver doente. Ignore os conselhos de amigos bem intencionados. Apenas o veterinário do filhote está qualificado para diagnosticar problemas e prescrever o tratamento correto.
Você como proprietário do filhote tem uma responsabilidade primordial bem definida na prevenção de doenças. Enquanto o filhote está mamando pode receber anticorpos naturais por meio do leite de sua mãe. Contudo, logo após  o desmame esta imunidade natural começa a desaparecer e pode estar ausente após duas semanas. Assim sendo, com 6 a 10 semanas de idade o filhote pode se tornar suscetível a uma série de doenças. 
A única maneira segura de proteger o seu filhote é levá-lo ao veterinário para seu primeiro controle, assim que você o trouxer para casa. (Se você tiver um atestado de saúde fornecido pelo criador ou canil onde adquiriu o filhote, traga-o na primeira consulta). Determine quais as vacinas que o filhote recebeu enquanto estava com o dono anterior ou o criador. O veterinário saberá quais as vacinas que são necessárias e estabelecerá um programa de imunizações. Muitos veterinários conservam registros das vacinações efetuadas mandando lembretes quando necessário, mas você também deve manter seu próprio registro. 
Cinomose, hepatite, leptospirose e parvovirose são doenças comuns e sérias que matam muitos animais de estimação anualmente, a raiva também pode ser uma ameaça mortal e a imunização é a única resposta.
Até a próxima dica! Abraço Denise e equipe Super Cão

 

Tags: