Vacinação para Gatos

vacina-gato

Quando um gatinho nasce ele precisa ganhar anticorpos para evitar doenças no futuro. Veja quando se deve aplicar as primeiras vacinas em seu gatinho e algumas curiosidades.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO NOS GATOS

60 dias de idade—————————————–Vacina Nobivac – 1ª dose (Polivalente)
90 dias de idade—————————————–Vacina Nobivac – 2ª dose (Polivalente)
120 dias de idade—————————————Vacina Nobivac – 3ª dose (Polivalente)
7 dias após a aplicação da 3ª dose da Poli—–Vacina Anti-Rábica

OBS: : O intervalo das vacinas pode ser de 21 dias em alguns casos.

O reforço de todas as vacinas deve ser anual.

Veja a seguir as doenças, que são evitadas com a vacinação.

PANLEUCOPENIA: doença viral, muito parecido com a parvo virose canina.

RINOTRAQUEITE: doença viral. Sintomas de espirros, conjuntivite, dificuldade respiratória, corrimento nasal catarral, febre, prostatação, inapetência e as vezes associado a pneumonia.

CALICEVIROSE: doença viral. O quadro é muito semelhante a rinotraqueite. Estas doenças são conhecidas como gripe dos felinos.

RAIVA: Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.

LEUCEMIA FELINA: É um vírus que pode causar uma neoplasia (câncer), é transmitido de gato para gato por contato direto ou congenitamente e está presente na saliva. Gatos podem apresentar infecções subclínicas e desenvolver imunidade ao vírus ou se infectar de forma persistente.
Problemas e sinais clínicos: normalmente, a doença é marcado por anemia, letargia e disfagia, o linfossarcoma no medistino pode causar dispinéia, disfagia deslocamente do esofago e orgãos torácicos. Na sua forma abdominal causa freqüentemente enterites e a sindrome da má absorção, nos rins, no fígado causa principalmente do amarelão. E na forma multifocal os dados são quase irreversíveis onde se espalha pelo corpo todo, podendo até atingir o canal medular (vertebral).

CLAMIDIOSE: Menos grave que a leucemia, causa principalmente problemas no trato gastrointestinal, semelhante com a parvovirose canina e a panleucopenia nos gatos, mas pode eventualmente causar abortos e pneumonias, é facilmente isolada em laboratórios a partir de amostras intestinais, onde é seu reservatório. Pode se apresentar na forma subclínica e é facilmente encontrada também em bovinos, ovinos e suínos

Tags: